segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Amor, trabalho, sol e água fresca...

Relembro cenas do meu ano e percebo que tudo valeu a pena!

É assim mesmo que gosto de viver, inteiramente  na intensidade. Já começo um novo ano com espírito arejado, tendo saído da zona de conforto. Minha casca de lagarta está sendo abandonada e estou pronta para novos vôos.

Quero um ano com ótimas surpresas, num caminho em que brilhe o sucesso. Que o coração esteja completo e aquecido, com borboletas batendo asas e habitando o estômago.


Quero sol, cheiro de mar, arrepio, pulsação forte nas veias, amigos verdadeiros, família feliz, trabalho com disposição visceral e amor tranquilo com sabor de fruta mordida.


Um ano com tom Cazuza, no que se refere à veneno antimonotonia, pra todo amor que houver nessa vida, porque o tempo não pára, daqui até a eternidade! Sorte na vida!


É isso aí! Vem 2013, estou pronta pra te abraçar e encher de beijos!!! ;)




Foto de viagem. Aaaai que saudade!! *.*

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Eu novamente, Deus!



Oi Deus! Aqui é a Jo, mais uma vez! Ando tão cansada, tenho trabalhado tanto, mas não esqueço de agradecer pelas coisas lindas que estão acontecendo em minha vida. Está chegando o final do ano, olho para trás e percebo que me transformei muito durante esse tempo. Viajei, conheci tanta gente especial, chorei, ri de doer a barriga, perdi, ganhei, tive saudades, entendi, mudei de vida, dancei, conheci novos horizontes, vi que sempre vale a pena! Para 2013 não desejo coisas excepcionais, somente luz para meu caminho e também para o dos meus amores. Com fé a gente conquista todo o resto, sem deixar de receber de braços abertos as suas agradáveis surpresas. Valeu por tudo! Até sempre! Beijos. Amém!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Novo ciclo em Umuarama!


Depois de oito anos de muito trabalho, saio de Guarapuava para um novo projeto. Só tenho a agradecer ao prefeito Fernando por toda a confiança, amizade e aprendizado que me proporcionou durante todo este tempo. Bernardo, Fabio e a todos que trabalharam na nossa equipe de comunicação e administrativa, os quais eu também aprendi a admirar e a amar, ofereço o meu profundo desejo de felicidade sempre.

Termino este ciclo de bem com a vida e com todos, com a certeza de que construí uma bela história ao lado de gente do bem, de que fiz amigos verdadeiros que carregarei para sempre no coração e de que cresci muito como profissional e também como ser humano. 


Minha família e meu coração ficam em Guarapuava. Levo toda a minha disposição e entusiasmo para Umuarama, cidade quente com pessoas muito alegres, onde inicio uma nova etapa de vida. A partir de agora vou dar o meu melhor e contribuir para os excelentes resultados comunicativos do mandato do Deputado Federal Zeca Dirceu, liderança fortíssima do PT, de grande potencial político, em quem eu já acredito muito. 

Temos pela frente novas eleições em 2014 e a Copa do Mundo no Brasil, um processo muito interessante para o nosso trabalho. 

Estou feliz e realizada! Sigo em frente, sempre potencializando boas energias para a minha vida e para a de todos os meus amores.


 Feliz Vida! =)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O caminho inesperado.


Tento mais uma vez racionalizar o inesperado, como se isto fosse possível.

São caminhos que surgem, instigando escolhas baseadas em opiniões carregadas pelo que já foi vivido.

Fico então pensando se sou eu que escolho o meu destino ou é ele que me escolhe.

Neste momento, as possibilidades são paradoxais. Posso ao mesmo tempo em que mergulho num caminho me distanciar daquilo que poderia ser aproximado por outra escolha.

Talvez seja por isso que muita gente prefira os atalhos. Com eles é possível cortar caminhos. Sou intensa demais para isso!

Prefiro acreditar nos ciclos, que são o que fazem o mundo se movimentar. Aliás, uma nova estação está bem à nossa frente.

Junto com esta nova primavera, deixo os ventos frios do recolhimento do inverno. Não quero mais olhar para trás!

Que venham as novas flores com todos os seus aromas, para florescer em meu coração novas sensações, em qualquer caminho que escolher ou que o destino me preparar...

Fazer florescer a melhor trajetória possível, no caminho desta viagem!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Destino: O amor!


Mais uma vez estou aqui, escrevendo uma carta sem destinatário...
Ainda é uma necessidade física exteriorizar palavras escritas, mesmo sabendo que em dimensões superiores à nossa, as mensagens são, mais do que transmitidas, sentidas.

Somos tão humanóides, não há como não divagar. A gente fica imaginando como seria o comportamento do Pedro, se tivesse seis anos, como estariam crescidos os cabelos enrolados da Mariana, qual seria o tom de suas vozes, qual a forma que escolheriam para viver...

Acontece que eles viveram o suficiente e são eternos pelos sentimentos que despertaram, pela evolução que impulsionaram e pelo novo olhar que potencializaram.

Pode passar um, seis ou dezenas de anos... A lembrança sempre virá à tona cada vez que o momento, de tão singelo e lindo, for essencial. Num simples vento de verão que nos toca, em pétalas de dente de leão que voam, no cheiro durante um sonho ou na percepção do brilho das estrelas e da imensidão do universo... 
 
Quem é inesquecível fará parte de nossa experiência constante, todos os dias de nossas vidas!

Estamos sempre juntos, basta sentir!

Com amor,

Jo.

Em homenagem à minha grande e dedicada amiga Ana Paula Polli Ferreira, neste dia de lembrança especial.

domingo, 19 de agosto de 2012

Uma declaração de amor...

Conheci a Fer há mais de 15 anos. Já nessa época as pessoas nos achavam parecidas. Nunca achei que fôssemos tão parecidas assim. Se muitas vezes nos confundiam aparentemente, e confundem até hoje, é porque conseguem visualizar a energia que nos conecta, mesmo sendo completamente diferentes, cada uma com seu jeito totalmente particular. Sempre tivemos uma ligação forte, de amigas de verdade, essa coisa de irmãs mesmo...
Tia Ana repetia algumas vezes uma frase que está muito clara em minha memória: "A Fer é minha filha única, mas ela é sua irmã, Jo". A mesma Ana extremamente espiritualizada, aquela conselheira tranquila, que me falava o que no fundo muitas vezes eu já sabia, mas precisava ouvir de alguém que conseguisse tocar profundamente o meu coração para poder entender.
Eu falo que a Fer é a minha irmã escolhida. Na verdade nós não nos escolhemos como irmãs, hoje sei que foi o  destino que maravilhosamente nos escolheu.
Ao lado da minha irmã, agora eu entendo tudo. Sei que vou continuar caminhando ao seu lado, sempre que precisar, de mãos dadas. Sei que estará comigo para rir muito quando a festa estiver boa e também demonstrar força e segurança nos momentos que exigem colo para acalmar o coração.
Sobre a minha querida Tia Ana, tenho certeza que continuará com seus olhos incomuns e  suas mãos generosas costurando com fios brilhantes as relações que incentivou que crescessem e se tornassem a cada dia mais lindas.
Agora, começa um novo momento, eu tenho aqui um novo pai Milton para ajudar a cuidar e, em uma dimensão superior à nossa, uma mãe iluminada com a qual sei que tenho um compromisso sério de ser uma excelente irmã para sua filha.
Minha irmã Fer, meu cunhado Ale, meus afilhados: Quero sobrinhos lindos logo! =)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Gosto dos beijos, das borboletas e dos mergulhos...


Eu gosto mesmo é da intensidade. Dos beijos de tirar o fôlego e fazer acordar as borboletas no estômago, das sensações inigualáveis, momentos inesquecíveis, trabalhos apaixonantes que fazem a gente praticamente enlouquecer... O parcial é muito pouco sempre! Prefiro o mergulho profundo no que acredito de verdade. O jogo pelo jogo não me satisfaz, preciso de um ideal. Bom é fazer as coisas com brilho nos olhos, saborear cada minuto sem perceber o tempo passar e entender cada palavra com sua intenção essencial. Estou mergulhada, e no meio desta loucura onde às vezes esqueço até quem eu sou, é contraditório mas, acabo me encontrando, me reconhecendo... Vai passar, tudo passa, mas vejo que nunca estive tão entregue às forças superiores, acreditando que o universo sempre conspira a favor do melhor. Namastê! Amém!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Não diga que não quer saber!


Tenho encontrado muita gente que não acredita mais na política. Ao mesmo tempo tenho estudado muito sobre esse sentimento de desesperança. Neste tempo descobri coisas importantes! Na verdade, o que as pessoas não acreditam mais é no exercício do "profissional da política". Aqueles políticos que não têm mais nada a oferecer além de seus jogos rasteiros, tudo pelo poder.
Mas nós ainda podemos acreditar nas pessoas! Um candidato só pode ser considerado um bom representante, se despido de toda política, restar uma pessoa essencialmente boa, generosa, com história de luta, trabalho, envolvimento com a vida comunitária em sua forma mais sincera, sem intenções partidárias ou eleitoreiras. Se despido da política não restar nada, ou muito pouco, procure outro candidato e abandone esse "profissional", porque ele não serve para representar ninguém!
Queremos olhar nos olhos, sermos defendidos por pessoas que trabalham como nós, enfrentam as mesmas dificuldades e sabem sobre a vida real de um cidadão trabalhador na prática do dia a dia. O que não podemos fazer é a generalização, nos limitarmos a deixar que outras pessoas decidam e discutam sobre nossa própria vida.
Por natureza somos seres políticos! Vamos analisar, comparar, questionar... O momento é muito importante. O compromisso é sério e a responsabilidade é nossa! Não diga que não quer saber de política, mas diga não a quem a utiliza para seus interesses pessoais, sem nem merecer!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

As máscaras caem!


A imagem de duas máscaras, da tragédia e da comédia, compõe o símbolo do teatro. Infelizmente, estes adereços não estão limitados à utilização de atores profissionais. As máscaras, às vezes, fazem parte do cenário de nossa vida real, sendo utilizadas por algumas pessoas para enganar muita gente sobre a sua verdadeira face. Aquele tipo de gente que se utiliza de trocas constantes de comportamento e instabilidades, se aproveitando do oportunismo para alcançar vantagens pessoais, que se sobressaem aos interesses coletivos.
Isto é ainda mais decepcionante, quando se trata justamente daquele que deveria agir de forma deliberadamente sincera, representando o povo. Não sei o que é pior, se é a mentira sobre a própria opinião, a apropriação de um trabalho coletivo, do qual não se tem efetiva participação ou o desrespeito a uma estrutura composta por muitas mãos, durante um longo caminho percorrido...
Sinceramente, hoje li uma notícia e ainda não consegui assimilar se o tom que pretendia transmitir era o trágico ou o cômico! O que percebo é uma ação completamente egoísta, impulsiva e até infantil.
Não consigo entender o motivo pelo qual alguém assume o peso de viver com a máscara da falsidade, de carregar a força negativa de vestir-se com faces diferentes de acordo com cada situação. Sinto muito, mas esta máscara, de uma ação completamente rasteira, não cabe para este momento!
Se tem uma coisa que me revolta, e muito, é a agressão à inteligência de centenas, de milhares de pessoas. Fatos como este não mereciam uma palavra sequer. Mas, novamente, não consigo me calar diante de tanta hipocrisia.
Não tenho vergonha de hoje exteriorizar minha decepção! O que não quero é que toda uma platéia participativa e organizada, que vem discutindo democraticamente um belo sonho coletivo, sinta-se com nariz de palhaço, quando uma única máscara é que precisa cair!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Mãos marcadas.


A cada dia que passa tenho mais certeza que o que nos situa no universo como seres humanos é o limite extremo de nossas sensações, impulsionadas pelos sentimentos em diferentes polaridades. Mais uma vez percebo que somos muito frágeis e impotentes para viver o nosso próprio destino, se não tivermos uma intensa conexão com as melhores forças espirituais e as mais nobres energias de dimensões superiores à nossa. A esperança é o que nos faz sonhar acordados e que alimenta os nossos mais profundos desejos. A cada difícil enfrentamento, ganhamos uma nova marca, temos um novo aprendizado, uma nova chance de sermos melhores... Espero que quando passar o tempo e acalmar o calor das emoções que nos colocam num estado de atenção urgente, que nossas mãos, marcadas pelas experiências vividas, sejam cada vez mais generosas para carregar o bem e o amor, tocando a vida com as melhores ações sempre.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

I'll miss You!!!

Mais uma vez respiro fundo para dizer tchau para quem conquistou meu coração. Guardo mais um pedaço da minha história na mala e sigo meu caminho. Para Thomas só posso dizer obrigada por fazer nascer novamente a cumplicidade infantil em minha vida... Que sua vida seja de muita luz!!!
I'll miss You!!! LoveLoveLove!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Hoje foi um dia de relembrar a saudade...
A cada vez que passo numa loja pelo setor de acessórios infantis femininos, meu coração aperta com um sentimento que eu nem sei identificar direito qual é. Uma alegria por ter uma energia de amor pulsando tão forte em mim, misturada com uma saudade de um tempo que não aconteceu, com a alucinação da visão de uma garotinha linda e saltitante correndo em direção aos meus braços. Especialmente quando vejo sandalhinhas coloridas, tento fugir do momento de sensação de solidão física. É que lembro daqueles pezinhos fofos, os mais deliciosos que conheci e tento imaginar qual seria o tamanho que estariam hoje. Sei que o tempo não volta, então, tento relembrar  todas as danças, todos os olhares e toda a cumplicidade vivida intensamente, abstraindo qualquer imaginação melancólica. É tempo de guardar o tesouro no coração. É tempo de abstrair o desejo de compras de vestidos com bolas coloridas e fitas para o cabelo. É tempo de compras de bolas de futebol, de pensar, daqui a pouco, em curativos para os joelhos ralados e de preparar o coração para a adrenalina dos sobrinhos que estão a caminho.

Quanto amor, Meeeeeu Deus!!! 
Longe de casa, minhas descobertas têm sido mais claras. Conheço um estilo novo de viver, meu coração pulsa a cada novo encontro com pessoas e lugares diferentes. Hoje o desapego novamente bateu à minha porta. Queria dar um abraço apertado numa grande amiga que perdeu a mãe, queria sentir o cheiro de irmã, matar a saudade dos pais, tomar decisões conjuntas com a equipe de trabalho, ocupar o meu lug...ar de gente no mundo. Acontece que neste momento o meu espaço é aqui, no meio de todas essas coisas maravilhosas que o universo me preparou. Mais um vez, visto a capa energética para tentar aquecer os corações de quem amo à distância. Olhar minha vida de longe do espelho: Tarefa dura, transformadora e linda! Ai ai...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Um dia perfeito.

Hoje foi um dia completamente inesquecível na minha vida. Descobri que além de conhecermos realidades completamente diferentes da nossa, podemos guardar no coração aquelas sensações de quando ficamos surpresos com as maravilhas que nos esperam no caminho. Uma realidade tão distante, de repente, logo ali, bem à sua frente. Assistir ao vivo dos estúdios um dos telejornais mais assistidos da região sul dos EUA e ainda conceder uma entrevista numa rádio FM sobre o programa que estou participando foi quase que surreal.

So happy!!! =)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

See you later!


Sinto um turbilhão de emoções neste momento. Deparo-me com uma diversidade cultural que ainda não conheço, mas ao mesmo tempo reconheço que os sentidos dos sentimentos humanos são sempre os mesmos, em qualquer parte do mundo.

Hoje é mais um dia para fechar as malas, guardar o pouco que trouxe e deixar algumas lágrimas caírem por saber que deixo grandes amigos que me receberam de braços abertos. Uma nova família!

Estou aqui, escrevendo, sentada na sala de uma casa que conheci há poucos dias e que, surpreendentemente, já é tão familiar.

O amor recíproco por pessoas que fazem parte de nossa família é muito natural. Mas aqui, o que me sensibiliza é o nascimento de um amor pelo desconhecido, por aquela vida que até então não tivemos contato.

Aqui, descubro o verdadeiro sentido da generosidade e do acolhimento.

Aqui, ocupo mais um espaço em meu coração. Levo a alegria e exemplos de Pat e Tina, um casal lindo que compartilha uma vida há 30 anos.

Aqui, pratiquei Yoga, respirei ar puro entre árvores, percebi o brilho do lago e senti o sol tocando minha pele. Aprendi a atirar em copinhos, conheci o sentido de muitas palavras e reconheci novos sentimentos numa viagem para dentro de mim. Fiz grandes amigos!

Aqui, deixo um pouco de mim, carrego comigo nobres sentimentos!

Tina e Pat: Amo vocês! Obrigada por me fazerem descobrir mais um sentido do amor!
Cristina, obrigada por me emprestar seus pais maravilhosos por esses dias, agora para sempre!

Ontem, quando estava quase chorando, pensando sobre a despedida, ouvi mais uma vez a voz sábia do meu novo pai Pat: - Nós nunca iremos dizer adeus, nunca!

Então:  - Até breve, meus novos amores!


Coração de criança.

Conheci a coleção de brinquedos de Danny, um americano sorridente e divertido o tempo todo. Acredito que ele nunca perdeu o sentido da ludicidade em sua vida. Permanece com o brilho de uma criança em seu olhar. Emocionante!

sábado, 21 de abril de 2012

Música e diversão.


A música é inacreditavelmente boa em todos os lugares.
A diversidade cultural de New Orleans faz os olhos permanecerem brilhando!

Família

Já temos laços de amor incondicional. Nossas conversas sobre a vida têm sido transformadoras.
A alegria nos une! Somos todos pedacinhos de amor que formam uma linda família!

Música na praça.


Durante estes dias, em muitos momentos, pareço estar dentro de um filme. Acho mesmo que estou vivendo um momento lindo da história da minha vida. Tarde ensolarada, música ao vivo na praça, caipirinha, novos amigos...

Chorar por saudade antecipada.


Em alguns momentos sinto uma coisa que parece não caber dentro do peito. Estou experimentando uma sensação muito diferente. Quando cheguei lembrei daquela insegurança dos primeiros dias de aula, quando minha mãe precisava me deixar na escola. Aos poucos ia me acostumando. Por aqui tive todo o apoio da minha primeira família no momento de choque, principalmente com o inglês.
Heather é mais nova que eu, mas foi uma mamãe incrível pra mim. Uma linda e sensível professora de música que me acolheu com muito carinho em sua casa nos primeiros dias que cheguei nos EUA. Tivemos conversas muito legais. Numa das noites, enquanto ela escrevia seu trabalho de mestrado, na mesma mesa, eu postava minhas fotos de viagem. Ali percebi que, em poucos dias, já formávamos mesmo uma família.
Na noite em que arrumava minhas malas para ir embora, meu coração apertou. Precisei chorar no chuveiro. Uma sensação de saudade antecipada. Pra mim sempre é muito difícil a despedida. Sabia que um dia teria saudade até mesmo daquele choro durante o banho.
Para Heather e seu esposo Jeff, um casal lindo, eu desejo toda a felicidade do mundo, com muito amor...

Lagostas e risos bons


Tenho vivido momentos muito especiais! É claro que as lagostas, os camarões gigantes e todos os pratos deliciosos são maravilhosos. Mas as coisas mais importantes que ficarão guardadas em minha memória serão os risos, as trocas de informações em idiomas diferentes e os vínculos de amizades que foram construídos nesse momento. O carinho e o amor com que somos recebidos fazem com que a gente se sinta em casa em qualquer lugar do mundo!

Amor pelo que se faz



A experiência profissional que tenho vivido nos EUA está servindo para abrir horizontes. Logo na primeira semana já conversei com vários profissionais de diversas áreas da comunicação e pude observar as diferenças e semelhanças entre a realidade brasileira cotidiana, comparada à dos americanos que trabalham na mesma área em que atuo. Conhecer os ambientes e tentar compreender a forma como cada comunicador entende o seu país está sendo uma vivência transformadora profissionalmente.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Happy day!

Hoje o dia foi de muito trabalho, ótimas conversas profissionais, risos intensos e lindos encontros. Num café com um dos jornalistas com o qual troquei muitas informações, tive a grande oportunidade de conhecer Liz Munson. Uma americana maravilhosa, alguém que logo no primeiro encontro a gente percebe que preserva o que é essencial. Ela pratica meditação e tem um café cheio de cores e alegria! Em meu caminho tenho encontrado vários tesouros! Um dia inesquecível!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A dança de Sofia.

Hoje foi o primeiro dia que chorei aqui. Minhas lágrimas foram de emoção. Sofia é uma menina encantadora, sua família está recebendo uma das integrantes de nosso grupo. Ela dança, canta, toca piano, desenha, se interessa por música brasileira, por palavras em português e tem uma sensibilidade que brilha no olhar. Carinhosa, aceitou nosso pedido: dançou lindamente com movimentos leves e viscerais uma música que tocou minha alma. Chorei!
Meu exercício tem sido de aproveitar plenamente o agora. A oportunidade é única! Mesmo assim é difícil pensar que daqui alguns dias vou deixar este espaço e talvez nunca mais encontrar as pessoas maravilhosas às quais tenho conhecido.
Carregarei tudo isso comigo, em meu coração, para sempre!

terça-feira, 17 de abril de 2012

O tamanho do universo

Não posso negar que a ansiedade da chegada sempre dá um aperto no estômago que parece que a gente vai se afogar! Depois da correria para não perder o vôo, o idioma no qual somos muito menos eloquentes, uma agenda cheia que nos espera sem que conheçamos nada e ninguém, tudo o que deixamos...
Mas na chegada já pude perceber que o clima por aqui seria caloroso. Um grupo cantando a nos esperar no aeroporto com bandeiras e colares coloridos do carnaval em New Orleans, já sinalizava que iriamos nos divertir.
No primeiro domingo o encantamento foi inevitável! Música muito boa por todos os lados da cidade. Muita gente na rua, de todas as idades, cores, sempre com a mesma alegria!
Por aqui a cultura é algo impressionante! Em todas as esquinas a gente encontra um artista das ruas que supera limites de suas técnicas para fazer verdadeiros shows públicos. Expansão da arte!
Começando uma segunda-feira de trabalho bem atípica, visitei um radialista que trabalha com participações de opiniões políticas e um grande canal de TV. Um experiência incrível, que ainda estou absorvendo e assimilando. Grandes jornalistas me receberam de braços abertos!
Já fiz muitos amigos, divertidos e cuidadosos.
Minha primeira família nos EUA é formada por um jovem casal lindo! Jeff e Heather. Ela tem 26 anos e é professora de música (piano, violão e voz). Cheguei em casa e senti que tudo estava me esperando. Heather preparou os mínimos detalhes com muito carinho para que eu me sentisse super acolhida.
Hoje é a nossa primeira apresentação sobre o Brasil. Confesso que estou um pouco nervosa, mas sei que estamos preparados.
Depois vamos visitar uma fazenda de crocodilos. Medo!!! Vamos ver qual é!

De tudo o que importa mesmo são as descobertas.
Nesses primeiros dias já descobri que tudo que eu preciso para viver cabe dentro de uma mala, que no meu coração sempre  tem lugar para carregar as pessoas que amo por onde quer que eu ande e que meus sonhos podem ser simples, mas precisam ter o tamanho do universo.

"No matter where you go in life..." Be yourself!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Deus, a dor brota lágrimas mas o aprendizado é lindo...

Bom Dia Deus! Aqui é a Jo, para mais uma conversa especial. Hoje faz exatamente um ano que o brilho do olhar mais puro que conheci foi transferido para as estrelas. O tempo passa rápido, mas respeita quando a gente precisa assimilar sentimentos.
Neste tempo, confesso que precisei me esforçar muito para não transformar minha dor em revolta. Somos humanóides, sei que às vezes precisamos aprender coisas importantes com a perda física, para descobrir a força e a eternidade do amor!
Neste tempo, aprendi também sobre o encontro da felicidade nas singelezas da vida. Descobri o que é ser feliz depois de viver a graça de dançar gargalhando em frente ao espelho, deitar juntas na grama para ouvir o canto dos passarinhos, andar na quadra de casa com a expectativa de estar dando a volta ao mundo, dormir agarradas na tarde de sábado, correr por quadras enlouquecidas atrás da bandinha dos Noéis, ter comunicação intensa pelo olhar... Coisas que não vou esquecer nunca, gestos que marcaram minha alma para sempre!
Ser tia, ser Dinda foi a descoberta da melhor parte de mim. Aprendi que coisas simples e inesquecíveis, nunca serão perda tempo, pelo contrário, ganhamos a vida por nos dedicarmos a quem amamos, nos momentos que não voltam mais. Se a gente tivesse esta consciência, de que a qualquer momento poderíamos perder fisicamente as pessoas que mais amamos, com certeza o mundo seria muito mais repleto de gentileza e carinho. Poderíamos enxergar tudo isso sem passar pela dor! Mas por que muitas vezes somos cegos para o que é tão claro, meu Deus?
Hoje posso dizer que entendo! E se às vezes as lágrimas ainda tendem a escorrer, são pela saudade, não por tristeza. Passou um ano e a saudade ainda aperta muito meu coração. Sei que vai ser assim por muito tempo, para sempre, mas também sei que isso é importante, o aprendizado sobre o valor da vida deve ser constante.
Agora, você está preparando novos bebês para a gente. Deus, prometo que farei tudo igual, serei coruja e boba, dedicada e amorosa, só que agora com mais entendimento de que cada olhar, cada toque, que cada instante é nobre e precioso, porque sei que é preciso amar por inteiro para que a vida não passe em vão.
Neste dia especial, vou à missa para entrar novamente em comunhão com sua divindade. Não é por Mariana, ela sempre foi angelical, é por mim... E se tem algo que eu te peço, meu Deus, é que fortaleça a cada dia a minha fé, para que eu percorra sempre o caminho do bem e possa ser digna de me encontrar novamente com a energia que transformou a minha vida para muito melhor.
Olha Deus, você sabe bem que eu gosto de escrever para organizar e exteriorizar sentimentos. Então, compartilho esta nossa conversa com meus amigos, porque acho importante trocar experiências e reflexões que me transformam a cada dia. Por aqui, não estamos sós suspensos no universo. Somos todos um! É preciso partilhar, porque senão viver não tem porquê.
 Precisamos estar atentos a cada prova de sua presença e à luz com a qual você nos presenteia todos os dias.
 Obrigada por tudo, mais uma vez! Muitos beijos pelo ar e gratidão pelos abraços em todos os momentos que precisei durante este ano.
Até sempre! Amém! Namastê!

Um ano que Mariana voou!
”Teu olhar me tirou daqui, ampliou meu ser, quero um pouco mais...” Maria Gadu.

Um filho nos braços

É hora de renascer para a vida, para o que é verdadeiro!
Os exemplos foram muito fortes, não dá pra esquecer! 
A tempestade passou e já é hora de limpar as feridas do coração para brotar as flores do amor e da paz.
Vamos ser justos, generosos, essenciais, gentis...
O tempo passa rápido e a alma tem pressa!
Feliz renascimento para meus amores de todas as dimensões do universo!

Foto linda de Lex Kozlik: Maria - Jo Baitel, Jesus - Elton.

As dores de Maria


Lua cheia, céu com estrelas lindas...
O bem sempre prevalece mesmo!
Dia inesquecível,
noite transformadora,
lágrimas purificadoras, abraços apertados...
Gratidão! *.*

quinta-feira, 29 de março de 2012

O bicho é feio mas é nosso parente!



Depois da notícia, provavelmente fake, que os brasileiros estavam estragando o Facebook com postagens coloridas e brilhantes, comecei a pensar melhor sobre esta grande democratização da informação.
Hoje qualquer cidadão pode “furar”, na linguagem jornalística, grandes veículos, com uma simples foto de celular postada nas redes sociais. Passamos a ser produtores de notícias em blogs, twitters e afins. Grandes governos fazem mega eventos virtuais e os efeitos tecnológicos nos colocam cada vez mais como reféns do nosso próprio vício por sua dependência. Interação é a palavra chave!
Acontece que o que mais chama a atenção é a carência emocional que permeia toda essa revolução da comunicação. Essa abertura significa mais do que apenas a possibilidade das notícias do mundo todo estarem mais acessíveis em fração de segundos, de sabermos livremente como as pessoas pensam e a forma como entendem a vida. Temos a oportunidade, principalmente, de saber como elas estão se sentindo!
Não é o bastante curtir uma música que faz o coração vibrar, é preciso compartilhar com quem está em nossa rede de contatos. É necessário postar o escancaramento da nossa felicidade ou a dor de cotovelo do choro de uma decepção amorosa. É mais que informação, parece ser a democracia da vida, e nisso eu concordo que os brasileiros são mestres, no exagero do calor emocional.
Se a frase “Penso, logo existo” de Descartes já causou euforia; dizer “Sinto, logo posto” seria uma insanidade, poucos anos atrás. Hoje esses mundos reais e virtuais são paralelos e interativos entre si. Um caminho sem volta, a menos que o mundo acabe!

domingo, 25 de março de 2012

Paixão, a maior de todas!


Sempre saio transformada do ensaio da Paixão de Cristo! O grande presente que recebi de interpretar Maria, tem me instigado profundas reflexões. Não sou mãe, mas sei o valor do amor materno. A dor silenciosa de ver um filho iluminado ser maltratado foi muito cruel! No choro de hoje fiquei me perguntando se Jesus teve medo, como homem encarnado, no momento em que sofria, mesmo em sua fé infinita... Neste tempo de preparação efetiva, que nós tenhamos um nítido olhar sobre o que é verdadeiro, para que possamos renascer plenamente e sempre! 



Foto da cena de Maria depois da morte de Jesus, no espetáculo de 2010.
Paixão de Cristo, sexta, dia 6 de abril de 2012, na Praça da Fé, às 20 horas.

Um chefe muito respeitado.

Aprendi com ele sobre a descoberta de uma força gigante quando temos um compromisso sério com a coletividade. Aprendi também sobre a lealdade e a dedicação, tesouros nobres nos momentos em que precisamos nos sentir protegidos por alguém em quem confiamos. Foto deste sábado no programa "Prefeitura nos Bairros" com o meu chefe, um exemplo de determinação e inteligência incomum, que eu admiro muito.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Cheiro de gente nova no ar.

Hoje faz 11 meses que saí do casulo e virei borboleta. Nesse tempo conheci a fórmula do amor imutável e descobri a profunda natureza espiritual. Hoje sei que aproveitar cada momento intensamente não tem preço, mas tem muito valor, porque o tempo não volta. Aprendi sobre a beleza das coisas simples e descobri o frágil esconderijo da felicidade. Sei voar, dançar sozinha em frente ao espelho, rir com boas lembranças e ter a gentileza como companheira. Tento manter a fonte infinita de paz brilhando em mim, quase sempre consigo. Sabe, sinto cheiro de irmão e sobrinho novo no ar... Tudo tem gosto e toque desta minha vida mariana.

Cara limpa no espelho.

Que as maquiagens não ofusquem a nossa essência. Que possamos sempre olhar no espelho de cara limpa, com verdade nos olhos, com brilho por acreditar naquilo que estamos fazendo. Que o caminho do bem e da justiça sejam sempre nossas principais escolhas. Que a arte de viver bem sempre seja superior a qualquer superficialidade. Que estejamos sempre perto de quem nos faz feliz por inteiro, sem nenhum interesse egóico.
Sejamos livres, leves e sinceros exercendo com visceralidade o nosso papel no palco da vida. Um final de semana lindo e inesquecível, para todos os meus amores, de todas as dimensões universais. Paz, amor e alegria! *.*

quarta-feira, 7 de março de 2012

Código X com intensidade.

Sabemos muito bem o que queremos e somos tão intensas! Podemos arder em chamas como o fogo, sermos suaves como a brisa leve, fortes e devastadoras como furacões, tempestades, ventania... Divinamente fêmeas, geramos semelhantes dentro de nós mesmas, somos abençoadas com o amor incondicional e infinito. Acreditamos e vivemos o cuidado e a responsabilidade em relação àquilo que chamamos de nosso. Pode ser intuição feminina, sexto sentido, herança genética de guerreiras, mas o que ninguém pode negar é que somos mesmo especiais e fazemos do mundo um espaço muito mais interessante. Sou código X, com muito orgulho! Parabéns a todas que colocam o mundo em movimento e fazem a diferença aonde quer que vão!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Deus, sou eu, Jo, novamente.


Oi Deus, aqui é a Jo, mais uma vez! Tudo bem? Eu estou ótima, você sabe bem! Vivi um final de semana de aniversário incrível. Quero agradecer especialmente pelas estrelas que você fez brilhar decorando a noite com fogueira e a energia de alegria divinamente contagiante na festa, que transbordou de diversão os corações de quem amo. Deus, parecia que tinha uma cápsula de boas sensações envolvendo aquele lugar. Você caprichou! rs. Para este novo ciclo eu peço luz e força para o caminho. Sei que preciso de muita disposição para vencer grandes desafios que eu mesma projetei, com sua interferência, para esta nova fase. Sozinha sou muito pequena! Me ajuda, por favor? Aceito também de coração aberto todas as lindas surpresas, ta? Para hoje, que este dia seja lindo para a vida de todos os meus amores. Valeu por tudo! Sei que está em mim o tempo todo, mas até logo! Mais tarde conversamos novamente, pra eu te contar como foi meu dia, como se você não soubesse. É que faz tão bem pra mim falar pra você... Beijos.

Muita Fe-li-ci-da-de!

Tantas mensagens maravilhosas e abraços vibrantes. Num momento em que me sinto tão segura do que acredito e da forma como quero viver, recebo uma prova de amor do universo. Rodeada de amigos, tive o melhor aniversário da minha vida. Que a positividade esteja sempre se expandindo e a consciência do que é essencial nos preserve na felicidade de se viver bem. Gratidão a todos que são pedacinhos de mim e iluminam meus dias! Quero sempre ter a sensibilidade de aplaudir cada momento lindo e assim atrair cada vez mais boas surpresas para o caminho. Muitos beijos, amores de todas as dimensões...

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Luxo radioso de sensações

"Tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que
lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor
amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido;
sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa
existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto
diferente, cada passo conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo
radioso de sensações!"
Eça de Queiroz

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Acho que ELA sou EU

“Lá está ela, mais uma vez. Não sei, não vou saber, não dá pra entender como ela não se cansa disso. Sabe que tudo acontece como um jogo, se é de azar ou de sorte, não dá pra prever. Ou melhor, até se pode prever, mas ela dispensa. Acredito que essa moça, no fundo gosta dessas coisas. De se apaixonar, de se jogar num rio onde ela não sabe se consegue nadar. Ela não desiste e leva bóias. E se ela se afogar, se recupera."

Caio Fernando Abreu.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sem brigadeiros... Com amor...



Hoje faz exatamente dois anos que a minha vida tem este brilho. A falta física do cheirinho, das mãos fofas tocando o rosto e das piscadas, é só um fator que reforça como a nossa relação é especial. Aprendi transcender o material. Nos mantras ouço sua voz suave, como se estivéssemos cantando juntas hoje. Nos momentos de decisões difíceis lembro do seu olhar puro. Não preciso ter medo porque sinto sua luz. Sou tão melhor, tenho um compromisso sério com o caminho do bem, vivo intensamente o que é essencial. Carrego este amor explodindo dentro do peito! Não importa se hoje não temos festa com bolo, balões... O "Parabéns pra você " será eterno por tudo o que operou na vida de tanta gente. Podem passar os anos, sei que serei sempre sua Dindinha...


  "Teu olhar me tirou daqui, ampliou meu ser, quero um pouco mais..." Maria Gadu.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Lágrimas sem melancolia.

Depois de dez meses ainda sinto o cheiro e o toque suave de suas mãos. Como em todos os outros momentos, hoje a saudade vai apertar. As lágrimas podem vir, mas não há espaço para tristeza e melancolia, porque o que é inesquecível torna-se eterno. A alegria está em agradecer pelo que foi vivido e me trouxe ao que sou no Agora. Sempre que desperto para um novo dia percebo como somos mais fortes e conscientes do caminho a seguir. A manhã já começou linda e eu desejo que as melhores vibrações se espalhem em todas as dimensões e atinjam a vida de todos que acreditam no bem e na força do amor! Um sentimento muito essencial me presenteia, por isso aprendi a voar! Luz! *.*

Enquanto houver tempo.


Choca mesmo termos notícias tristes da morte de pessoas que cresceram junto com a gente, aquelas que lembramos do brilho do olhar adolescente e da imagem ainda usando o mesmo uniforme do colégio que você usou a vida toda. Identificação: "E se fosse eu?"
Talvez a revolta ainda seja fruto da falta de entendimento completo da dimensão espiritual e dos planos divinos, somos tão humanóides! Mas o que resta, com o aprendizado da perda, é o aproveitamento para a transformação! Ser verdadeiro consigo mesmo sempre, praticar o bem a quem quer que seja, olhar nos olhos ouvindo com atenção quem quer que fale, utilizar a gentileza como hábito diário com quem quer que se encontre. A alma tem pressa! A vida é linda... e breve! É preciso respirar fundo, sorrir, dar menos atenção às preocupações e receber o melhor que o mundo tem a oferecer, afinal de contas, a gente merece viver intensamente, enquanto há tempo!
Vamos voar borboletas!!!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Euzinha!


Fazendo uma pesquisa sobre meu histórico em comunicação para o intercâmbio, achei muitas coisas engraçadas. Nesta foto, eu sou a moça de 7 anos de mini-saia e botas brancas da Xuxa (última moda na época, rs), declamando poesia com uma rosa vermelha nas mãos.
Lembro tão bem... Como se fosse hoje! =)
Voltando às raízes, no tempo, profundamente no Eu, Euzinha!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Um bebê de 80 anos!

Hoje foi o aniversário de 80 anos da minha vovó. Num dia corrido, consegui cumprir com o que me pediu: Acompanhá-la à missa ao meio dia. Podia querer vários outros presentes, mas quando a gente vai envelhecendo, nos aproximamos dos desejos de quando somos bebês. Queremos muito pouco além do tempo disponível, carinho e atenção de quem amamos.
Acho que o presente foi muito mais para mim do que para ela. Não teve como conter as lágrimas! Naquele momento, tomei consciência de que aquela era a tarefa mais importante do meu dia. Um dia realmente inesquecível!
Percebi a carga emocional que carregava aquela mulher, uma guerreira, com o corpo um tanto debilitado, alguém que teve 8 filhos em dias bem mais difíceís se comparados aos nossos. Tanta vida já passou por ali... Uma vida que também me constrói. Sou parte dela e ela é parte de mim!

Seu maior sonho ainda vamos realizar juntas. É o nosso segredo! Acho que é importante manter segredos até o final da vida com quem se confia, eles ajudam a alimentar os nossos sonhos.

Um bebê de 80 anos: Assim é a minha vovó!

E eu amo tanto!!! Ser neta também é uma das melhores partes de mim!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Memories of my childhood.

I remember very well some facts of my childhood. One of the scariest: When I was 6 years old, I discovered that I would have a brother. =O
My life as an only child of the family who played with dolls in a short time became with the arrival of a "hurricane" called Diego. After his arrival, the memories are showers hose, campionships fights and bike races. On Sundays, we'd all afternoon playing in the street, something that unfortunately few children today have the oportunity to experience.
After, Mirian was born, my younger sister, also bringing much joy for our lifes.


I think the best memories of my childhood are really the facts that build my history of older sister! =)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A vida é tão rara...

A cada dia tenho mais certeza da universalidade do sentimento humano. Não importa o caminho que se escolha na vida, o que resta, no final de tudo, é tão e somente o essencial.
Na hora da despedida, todas as famílias sentem as mesmas dificuldades para o desapego, todos os filhos lembram dos gestos do pai amoroso, todas as esposas sentem o coração despedaçar com a perda do companheiro da vida toda, todas as tias não conseguem entender como vão viver sem o cheiro das sobrinhas, todas as mães... sinceramente não consigo ter a proporção do sentimento de uma mãe que perde um filho!
Aquela última música, tão triste, sempre transborda lágrimas dos olhos daqueles que se colocam no lugar do outro, a saudade antecipada sempre brota nos corações de quem ama e precisa dar o adeus físico.
Como um filme, tantos momentos são lembrados, mesmo aqueles que, quando vividos, têm sua importância tão minimizada. A vontade sempre é da fazer com que o tempo volte, nem que seja por alguns dias, algumas horas, milésimos de segundos... Mas ele não volta! E este aprendizado é tão dolorido quanto potecializador de crescimento espiritual.
Nesses momentos é que a gente percebe o que realmente vale a pena na vida. Percebe o que realmente transpõe tantas superficialidades, que em alguns momentos acreditamos que sejam as soberanas verdades a serem seguidas.
De tudo, o que resta é a conclusão de que não importa se você vive um ou 80 anos, o que vale é a sua intensidade e o que se consegue agregar para a vida de quem está logo ali ao lado.
Quem vai cria asas, para voar em outras dimensões... Para quem fica, ainda resta a aprendizagem de que é necessário ser verdadeiro consigo mesmo sempre, praticar o bem a quem quer que seja, olhar nos olhos ouvindo com atenção quem quer que fale, utilizar a gentileza como hábito diário com quem quer que se encontre.
Um sentimento, novamente, universal nasce naturalmente na alma de quem precisa juntar todas as forças para dizer: "Até logo, em breve nos encontraremos!"
A partir daí o compromisso com o bem torna-se ainda mais forte. Afinal, quem não quer reeencontrar seus amados?
Cada vez concordo mais com Eckart Tolle e o Poder do Agora: "O segredo da vida é 'morrer [para o ego] antes que você morra' - e descobrir que não existe morte".

Se é no brilho das estrelas que encontramos a lembrança daqueles olhares que transformaram toda a nossa existência, para muito melhor, quero saber voar...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cheiro de amor...

Reinvento-me todas as manhãs quando abro os olhos e digo bom dia a mim mesma. Algo muito especial com certeza acontece. Meu olhar tem outro brilho! Quando a saudade é do cheiro de alegria, procuro praticar a difícil tarefa do desapego físico e a aprender coisas essenciais em qualquer situação que a vida apresenta. Aprendi a voar, a viver encontros energéticos... A alma supera qualquer limite imaginável pela consciência racional. A maior lição de todas é simples e complexa: Que o amor é eterno e infinito... o verdadeiro!



As coisas mágicas continuam a acontecer, a todo instante, para todos os meus amores, em todas as dimensões do universo.

Escrito em 9 de dezembro de 2011 e sempre!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um único momento

Compreendi, então,
que a vida não é uma sonata que,
para realizar a sua beleza,
tem de ser tocada até o fim.
Dei-me conta, ao contrário,
de que a vida é um álbum de mini-sonatas.
Cada momento de beleza vivido e amado,
por efêmero que seja,
é uma experiência completa
que está destinada à eternidade.
Um único momento de beleza e amor
justifica a vida inteira.

Rubem Alves

domingo, 22 de janeiro de 2012

Vamos beber o amor!

No fundo o que a gente espera é encontrar o amor sem limites, pessoas que nos façam acreditar no magicamente incomparável, alguém que nos surpreenda com um toque  que instigue sensações nunca antes percebidas. Aquela história literalmente de tirar o fôlego, de fazer o coração bater mais forte, incontrolavelmente!
Aí, a gente fantasia... Humanos gostam mesmo de se enganar, inventar histórias, inspirar-se em contos de fadas, potencializar qualidades, esquecer defeitos...
Só que esquecemos também que os contos de fadas são eternos apenas em outras dimensões. Nossa condição humanóide ainda não permite que sejamos leves e brilhantes o tempo todo.
Aí, a gente tem vontade de esquecer... Mesmo sabendo que tudo não passa de um grande aprendizado que para sempre será lembrado.
A grande verdade é que tentamos somatizar emoções que têm muito mais a ver com a gente mesmo do que com outras pessoas.
Aí os problemas acabam, quando voltamos à consciência.
A paz interior retoma seu lugar e passamos a buscar inspirações em espaços mais adequados.
Quando se perde a vontade de perguntar, não há mais como haver surpresas, independentemente de qualquer que seja a resposta. Nesse caso, não há motivos para surpreender, nem a si mesmo!
Têm coisas que não abrimos mão, mesmo. Uma delas é a convicção daquelas que realmente fazem a vida valer a pena.

Às vezes é difícil o despertar...
Um café, bem forte, por favor!
Vamos beber o amor!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Descerá de uma estrela colorida e brilhante..."

"E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos, não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio."
DOCES BÁRBAROS.

Explosão de pedaços de mim


Aproveitar melhor o TEMPO. Trabalhar apaixonadamente, estudar inglês e os Vedas. Usar menos o Facebook. Responder dezenas de e-mails diários. Separar o lixo, comer menos porcaria, ajudar a preparar a salada para o almoço. Além de reuniões de trabalho, ter tempo para discussões não obrigatórias, conseguir jantar com amigos, rir de assuntos sem pauta, dançar... Cantar sozinha e em voz alta na frente do espelho as músicas da minha banda preferida . Praticar diariamente Yoga e a consciência da evolução espiritual. Sorrir sentindo borboletas no estômago. Ouvir e falar algo para acalmar o coração de alguém que precise. Viajar, conhecer novos lugares, pessoas com costumes diferentes. Dar conta da lista de filmes que nunca acaba, ler um romance água com açúcar, mergulhar no mundo de autores incríveis, tomar sol, dormir na tarde de sábado. Aproveitar o colinho do pai, escutar o que a mãe encontrou no trabalho. Falar com Deus todas as noites antes de dormir sem que seja uma conversa sonolenta. Queria casar com o TEMPO, ou pelo menos ser uma grande amiga dele. Mas por que é tão difícil fazer tudo o que se deseja nesta loucura de vida contemporânea? Quero ser política, ambiental e emocionalmente correta. Queria ter 60 horas em cada dia! Posso? Quero tanto...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ao contrário.

"O que está acontecendo?  O mundo está ao contrário e ninguém reparou."
NANDO REIS.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tem irmão que a gente escolhe!

Eu já lutava por ele, de corpo e alma, mesmo antes de conhecê-lo. Acho que o amor me mostrou o verdadeiro sentido da liberdade. Não foi da forma ideal que a gente deseja encontrar qualquer pessoa que eu o conheci. Mas foi um sentimento nobre que o fez parte também de mim e o mantém bem pertinho em todos os meus dias.
Ele teria todos os motivos para justificar uma revolta causada por momentos tensos que o destino lhe reservou. Mas em sua presença predomina a tranquilidade e a harmonia. Cumpriu o seu caminho, manteve o brilho no olhar...
Sua escolha sempre é dar a volta por cima,  escolher o caminho do bem. Admiro todas as suas virtudes, a disposição, a disciplina, a dedicação a tudo que gosta. Meu companheiro de alegria, sem saber, já me ensinou tanto nesta vida, principalmente que pra ser feliz é necessário romper barreiras de qualquer preconceito, superar qualquer limite, aceitar o enfrentamento de qualquer dificuldade corajosamente.

No dia do seu aniversário, mais um renascimento de esperança. Amadurece o pai da Mariana, do João, o meu cunhado gato, o meu amigo, o Diego que eu escolhi como irmão, que eu escolheria para minha família quantas vezes precisasse. Aquele que chora e ri, dança e joga bola, estuda e brinca.

Tenho orgulho da sua força! Fico muito feliz em participar de sua história, que pode virar páginas de um livro, com final muito feliz, tenho certeza!

Amo vc, Diegão, irmão pra vida toda!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Casa comigo?

Até bem pouco tempo nos espantávamos quando percebíamos que o ano de 2011 chegava ao fim. Piscamos os olhos e já passou a primeira semana de 2012.

O verão ainda aquece os ânimos e os corações. Daqui a pouco já é momento de recolhimento para o frio das novas estações, que o tempo traz com o seu suave e impiedoso ritmo constante. Assim, passam-se as primaveras e, de repente, olhamos ao espelho e vemos no rosto as marcas das alegrias e dificuldades vividas durante os anos, as décadas... Aquelas que parecem avançar cada vez mais rápido...

Num momento bem Rubem Alves, quero saborear as jabuticabas belas e doces, uma a uma, sem pressa, sem medo, num estado completamente contemplativo. "Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena." - O tempo e as jabuticabas.

O arrependimento por ter deixado os momentos passarem em vão é a pior sensação no sentido de "perda de tempo", se é que ela existe.

O que desejo é ter a certeza de que todo o tempo vivido foi intenso, verdadeiro, agindo da forma como acredito que as coisas sejam justas com meus próprios sentimentos e com a ética em relação à coletividade.

O tempo e as jabuticabas... Eu e o tempo...

 - Tempo: Juro que vou te amar pra sempre. Seja lindo! Casa comigo?

Uma flor branca de pipoca.

"Grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo", afirma Rubem Alves. As pessoas que passam por esse fogo transformador - situações limite impostas pela vida, como perdas importantes e superação de emoções difíceis - descobrem o melhor jeito de ser. "Mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como as pessoas que..., por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria pra ninguém", lembra o escritor. A escolha é sua...
Texto da Bons Fluídos de agosto de 2003.

Afaste-se

"Não vale a pena se magoar por quem transforma as sombras de um dia de sol em fantasmas."
Ney Hermann

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Precipício





"Completar não. 
Me jogo por alguém que me transborde!"

Adaptado do post "facebookeano" de Lais Rigoni.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O cheiro do novo sempre volta.

“(...) No ano novo, bem mais do que nos outros, quero ter mais gentileza com os meus sentimentos. Com todos eles, sem exceção. Quero ter mais habilidade para ouvir o que têm pra me contar, sem tentar abafar a voz daqueles que podem me trazer desconforto. Quero deixar que se expressem, exatamente com a cara que têm. Que me façam surpresas. Que me apontem as mudanças que já aconteceram e me falem sobre aquelas que pedem para acontecer. Quero que me mostrem as regiões ainda feridas em mim que precisam de olhar, de cura ou de perdão. Não quero sentimento acuado, amordaçado, varrido pra debaixo do tapete. Quero ser a melhor confidente de cada um.
(...)
No ano novo, quero me encantar mais vezes. Admirar mais vezes. Compartilhar mais amor. Dançar com a vida com mais leveza, sem medo de pisarmos nos pés uma da outra. Quero fazer o meu coração arrepiar mais freqüentemente de ternura diante de cada beleza revista ou inaugurada. Quero sair por aí de mãos dadas com a criança que me habita, sem tanta pressa. Brincar com ela mais amiúde. Fazer arte. Aprender com Deus a desenhar coisas bonitas no mundo. Colorir a minha vida com os tons mais contentes da minha caixa de lápis de cor. Devolver um brilho maior aos olhos, aos dias, aos sonhos, mesmo àqueles muito antigos, que, apesar do tempo, souberam conservar o seu viço. Quero sintonizar a minha freqüência com a música da delicadeza. Do entusiasmo. Da fé. Da generosidade. Das trocas afetivas. Das alegrias que começam a florir dentro da gente.

No ano novo, bem mais do que nos outros, quero ter atenção com relação ao que sinto, ao que vejo, ao que propago. Mais cuidado para não me intoxicar com os apelos do medo e do pessimismo, tão divulgados nesses nossos tempos. Usufruir mais a sábia isenção que nos permite continuar a ver o melhor para a nossa vida e para a vida de todos os seres, apesar de. Não me importa se eu olhar na contramão: quero ter a coragem de sustentar a minha crença de que o amor, a paz, a luz, hão de prevalecer na Terra, e, enquanto isso não acontecer, quero dirigir também a minha energia ao propósito de que prevaleçam em mim.

No ano novo, bem mais do que nos outros, eu quero me sentir feliz. Uma felicidade que não está condicionada à realização das coisas que, particularmente, anseio para mim. Para a minha história nesse mundo. Para essa personagem que eu visto. Quero, antes de qualquer outra razão, me sentir feliz por encontrar descanso e contentamento no meu coração. Por tocar com o sentimento a preciosidade da vida. Por saber que existem coisas para eu realizar enquanto estou por aqui. Por acreditar que a maior proposta da idéia humana é a felicidade. Não importa quantas nuvens eu possa ter que dissipar no ano que começa: gente, por natureza, é sol, e eu quero viver esse lume.”


NO ANO NOVO - Ana Jácomo.